cpmaffiliation 728 x 90

GEOPARK ARARIPE - CE




No Geopark Araripe, Crato, Ceará, foram investidos por meio do Ministério da Integração Nacional (MIN), cerca de R$ 800 mil em edificação, equipamentos e também transporte. No último dia dos debates, ontem, foi ressaltada a importância de incorporar aos trabalhos áreas como a arqueologia da região, que hoje conta com um rico acervo em alguns Municípios, onde já foram registrados importantes achados rupestres. A Conferência de Geoparks, segundo o secretário de Ciência, Tecnologioa e Educação Superior do Estado (Secitece), René Barreira, foi um passo importante no direcionamento futuro da criação de uma rede de geoparks no Brasil. Para isso, está acontecendo uma movimentação em nível ministerial.

Segundo o coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, um conjunto de ações foram planejadas de modo regular e emergencial para esse momento, mas sempre pautado numa avaliação para que fossem cumpridas metas que estavam planejadas até o ano de 2010. Este ano, o projeto, que tem administração direta da Universidade Regional do Cariri (Urca), teve uma verba de manutenção de cerca de R$ 390 mil. “Isso significa que em outros aspectos fomos contemplados, no sentido de garantir que eventos com essa importância fossem realizados”, diz ele.

O QUE É O GEOPARK? 

O Geoparque Araripe é um geoparque que se estende pela área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, apresentando um vasto patrimônio biológico, geológico e paleontológico.

Inicialmente constituía a Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, criada em 1997, no planalto entre 700 e 900 metros de altura, localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Esta região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos. Desde setembro de 2006, está integrado na Rede Mundial de Geoparques, reconhecido pela UNESCO como sede de patrimônio geológico e paleontológico importante . É o único geoparque das Américas.

O Geoparque Araripe tem como objetivo preservar as riquezas naturais da Chapada do Araripe.

SITE OFICIAL: WWW.GEOPARKARARIPE.ORG

.